Calendário

Agosto 2009
STQQSSD
  Set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Olá Mundo!

Este é o meu artigo inaugural.

Vou começar deixando uma reflexão sobre a área de T.I..

A área de Tecnologia da Informação está crescendo cada vez mais,com ramificações nunca antes imagináveis. As universidades abrem cada vez mais vagas para cursos nas áreas das tecnologias e parece que todo o mundo sabe um pouco de computadores..

No entanto,como responsável pela área de Tecnologia verifico que muitas vezes,apesar da grande oferta de cursos,a qualidade de mão de obra e os profissionais especializados muitas vezes são escassos. Por outro lado o valor e prestígio destes profissionais nem sempre são tidos em conta.

Mas como melhorar esse cenário e proporcionar aos profissionais formas de melhorar o seu desenvolvimento?

As ferramentas já estão nas mãos dos profissionais:A mais importante –A Internet!

Navegando a Internet

"Navegando"a Internet ("Surfing"the Web)

Através da Internet é possível buscar todo um mundo inimaginável de fontes de informação,consultar bibliotecas,enciclopédias,profissionais através de redes sociais,blogs,websites,etc.

Cabe ao profissional de hoje buscar a informação e se apropriar do conhecimento. A informação está mais que nunca “na ponta do dedo”e quem não se atualiza vai ficando para trás.

Li há algum tempo um artigo em um blog sobre se os profissionais de T.I se estavam tornando «Blue collar» (Are I.t. Workers Blue Collar?). Blue Collar é uma expressão que significa “chão de fábrica”,“operário”–mas será que os profissionais de T.I. realmente estão seguindo esse caminho? Espero que não. Mas não podemos deixar de refletir sobre isso. Atualmente existem muitas universidades com cursos de tecnologia em oferta e me questiono sobre a qualidade de ensino de algumas delas.

Mas então vamos ser “Blue Collar”?

Não. Não todos pelo menos.

A T.I. está evoluindo de uma forma nunca antes vista,com grandes áreas de conhecimento surgindo constantemente. Quem não estiver interessado em evoluir ficará para trás. Quem não quiser mais pensar ficará para trás. Quem quiser ficar apenas formatando computadores e instalando o “software básico”ficará para trás. É isso que você quer fazer? Sei que não.

Então busque o conhecimento. Se aperfeiçoe. Faça mais cursos. Pesquise mais. Discuta mais. Aprenda uma língua estrangeira. Aprenda uma nova linguagem de programação. Veja o que outros estão fazendo….

…e crie um blog! (essa última só para brincar um pouco) hehehe :)

4 comments to Olá Mundo!

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>