Calendário

Setembro 2009
STQQSSD
«Ago Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Antivirus:Nod32 x Sophos x Kapersky

NOD32,Sophos ou Kapersky.. qual escolher?

Está na hora de renovar as licenças de antivírus.. há um ano atrás trocámos o software de antivírus pelo ESET NOD32. Estávamos usando o Symantec,mas consumia muitos recursos de sistema. Quando analizámos as soluções disponíveis o NOD32 pareceu ser o melhor,no entanto os tempos mudam e é sempre bom dar uma olhada e ver se devemos manter essa opção ou não.

Virus!!

Virus!!

Bem.. aquela janelinha do antivírus apareceu avisando que as licenças estavam expirando.. tomei os procedimentos corretos e pedi para o profissional de T.I. responsável pelas compras para verificar o preço da renovação das licenças. Por coincidência uma empresa de segurança tinha marcado uma reunião comigo para apresentar os seus produtos,que obviamente também incluíam antivírus. Foi então que ouvi falar do Sophos.

Como um bom profissional de T.I. você sempre deve colher informação,verificar tudo e tomar uma decisão baseada em factos e não em opiniões pessoais. Ok,mas onde encontrar informação acerca de antivírus? Nos websites das marcas eles têm um monte de estatísticas,bons resultados,qualidades,opções e melhoramentos mas é óbvio que não lhe irão mostrar os defeitos e pontos fracos.

Felizmente existe uma luz ao fundo do túnel:AV-Comparatives.org,que é uma organização austríaca sem fins lucrativos ,que fornece testes independentes de software de antivírus para o público.


Existem outras organizações que testam antivírus e fiz várias pesquisas (incluindo contatar pessoas que estava usando as outras soluções de antivírus),no entanto AV-Comparatives fornece o acesso gratuito aos seus resultados,enquanto que as demais exigem registro e pagamento para acesso às informações e informações pessoais são muito subjectivas.

A minha pesquisa era primariamente em relação ao Nod32 e Sophos uma vez que tinha fornecedores para eles. O meu interesse pelo Kapersky surgiu devido ao alto número de comentários sobre ele enquanto pesquisava.

Considerações:

Primeiro:Um software de antivírus deve ser leve na máquina e não tomar muitos recursos.

Segundo:Varrimento (scan) rápido.

Terceiro:Deve ter uma ferramenta de instalação rápida e gerenciamento centralizado.

Ao comparar a facilidade de uso destes três antivírus o NOD32 não é certamente o vencedor…O Sophos é definitivamente o mais fácil de utilizar e o Kapersky se posiciona no meio. No entanto,o Nod32 tem a melhor consola administrativa e várias opções para instalação remota. É também na minha opinião o melhor para redes médias ou grandes.

Para maiores informações veja o relatório  para antivírus corporativos em AV-comparatives.org Corporate reviews.

Testes e Comparativos

Virus Code

Virus Code

Em relação aos testes proativos e falsos positivos,o Nod32 detectou um total de 56%,o Kapersky 50% e o Sophos 37%. Todos apresentaram poucos falsos positivos. O Nod32 e o Kapersky foram distinguidos com a certificação Advanced+ (3 estrelas) e o Sophos obteve a certificação Advanced (2 estrelas). das amostras de “novas ameaças”

Em relação ao teste de detecção de software malicioso por demanda o Nod32 obteve uma taxa total de detecção de 97,6%,o Kapersky um total de 97,1% e o Sophos 89,6%. O Nod32 e o Kapersky foram galardoados com o nível de certificação Advanced+ (3 estrelas) e o Sophos obteve a certificação Standard (1 estrela).

A nível de desempenho o Nod32 é claramente vencedor com apenas +22% de atraso (considerado muito rápido) ao desempenho geral do sistema (0% corresponde ao sistema sem antivírus),o Kapersky teve +47% (considerado rápido) e o Sophos +117% (satisfatório) ,todos com as definições configuradas para o mais alto nível. O Nod32 recebeu o nível de certificação Advanced+ (3 estrelas),o Kapersky e o Sophos receberam a certificação Advanced (2 estrelas).

Conclusão

Combinando os resultados acima com a experiência de um ano que tive com o Nod32 me fez decidir. Vou continuar com o Nod32. Claro que nem todas as situações são iguais e o que por vezes é o melhor para um não é para outro. Se você está decidindo qual antivírus usar,reduza a sua escolha para três ou quatro possíveis “candidatos”e faça um teste. Pergunte a quem já está usando esses produtos,leia sobre comparativos de antivírus e instale a versão demo ou trial para “sentir”e ver o antivírus em ação.

Boa sorte com a sua busca de antivírus!

13 comments to Antivirus:Nod32 x Sophos x Kapersky

  • Carlos Marques

    Não considera a eficácia como uma consideração relevante dos softwarws anti-virús? Que interessa se são “user friendly”,leves e rápidos se não forem realmente eficazes na detecção de virus?
    Uso Avast e estou muito satisfeito com ele,pois está sempre actualizado com novas versões.
    Um abraço.

    Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

    • @Carlos Marques:Obrigado pelo comentário! Efetivamente a eficácia é um dos fatores a ter em conta,foi um lapso não mencionar isso mas acho que os resultados dos testes acabam por falar por si. O Avast foi um dos antivírus que analisámos há um ano atrás. Apesar de até recomendar para uso pessoal (uso até no meu computador),ele não é um dos antivírus mais eficientes e não recomendo para uso corporativo. Todos estes antivírus fazem atualizações automáticas da Internet.

      Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

  • Hi i totaly agree ,after years of testing Nod 32 is the best software,very low on resources ,and the new firewall in version 4 is awsome,thankyou for this post,it runs great with super antispyware or malware bytes

    Like or Dislike:Thumb up 2 Thumb down 0

  • Arthur Minieri

    Very informative and thx for the info. I am searching for a good software to protect our home personal network. I have had to reload all our computers at home due to “personal antivirus”attacks.

    Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 1

    • I’m happy to help. Any of these anti-virus solutions will certainly fit your needs,though I think for small networks Sophos is quite good and because it’s easy to use I’d recommend it for home usage. There are also some free solutions for home users,one of the most populars being Avast,nevertheless I think you’d be more protected if you pay for a better anti-virus. Thanks for commenting!

      Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

  • hello,

    thanks for the great quality of your blog,every time i come here,i’m amazed.

    [url=http://black-hattitude.black-hattitude-black-hattitude.com]black hattitude[/url].

    Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

  • I have been reading your posts lately,just want to say thanks for all informative stuff i have found here,helped me learn alot lately.

    Much Regards,Mark

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • Can anyone recommend the top Patch Management system for a small IT service company like mine? Does anyone use Kaseya.com or GFI.com? How do they compare to these guys I found recently:[url=http://www.n-able.com] N-able N-central software deployment
    [/url] ? What is your best take in cost vs performance among those three? I need a good advice please…Thanks in advance!

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • EMARQUES,incrível coincidência de cenário,rs. Eu usava Symantec e também achava extremamente pesado,conhecido o NOD32 e me encantei,embora Kaspersky tenha crescido bastante ultimamente. A situação que eu passei em 2012 estou passando novamente hoje e estou procurando comparativos sobre NOD32,SOPHOS e mais algum que estiver com 3 estrelas no AV-comparatives.

    Você abandonou o site hein!?
    Comentários de 2009 foram respondidos,mas ainda falta 1 de 2009,2010,2013 e 2014!

    Obrigado pelo seu post.
    Abraço

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

    • Oi Philippe! Obrigado pelo comentário!

      Para mim,o NOD continua sendo o melhor,mesmo depois de ter passado alguns anos deste review. O Kapersky como você bem fala é uma ótima opção também,mas já tive problemas com ele no passado.

      Em relação ao blog,vc tem razão,faz um tempo que não atualizo ele,mas tenho estado bastante ocupado. Estou pensando em reformular ele assim que sobrar um tempo livre (estou efetuando a implantação de diversas soluções em cloud computing).

      Os comentários que vc mencionou acima são spam,vou remover ;)

      Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>