Calendário

Setembro 2009
STQQSSD
«Ago Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Chat Interno e MSN –Use Openfire!

Openfire

Openfire

Hoje um dos desafios das organizações é o controlo do uso de ferramentas de chat e conversação online,principalmente o MSN. No entanto,apenas boicotar estas ferramentas nem sempre é a solução ideal visto que elas servem a produtividade profissional,comunicação entre clientes,fornecedores,colaboradores e funcionários.

O acesso livre a estas ferramentas também não é recomendável,pois é frequente a mistura entre o pessoal e o profissional. A solução passa pela instalação de um servidor de chat interno da organização,o que permitirá a comunicação entre os funcionários e colaboradores da empresa,estejam eles no mesmo local ou em países diferentes. Por outro lado temos o MSN…ferramenta de utilização comum já em muitos locais. Sem problemas,basta instalar um gateway de comunicação entre o nosso servidor e o serviço da Microsoft. Clientes? Fácil,instale outro plugin e poderá fazer uso de um chat online via web com os seus clientes. Isso tudo com total controlo e registro de conversas.

Interessante…e o custo de tudo isso? …Zero! Nada…Tudo isso está disponível no software Openfire,um servidor de chat desenvolvido pela Jive Software e disponibilizado no site comunitário da empresa (Ignite Realtime) em licença Open Source GPL. Além disso usa o protocolo de comunicação XMMP (vulgarmente conhecida por Jabber)

O Openfire pode ser instalado em sistemas operacionais Windows ou Linux. Suporta várias opções de bancos de dados,integração ao Active Directory,e tem ao seu dispor vários plugins que adicionam funcionalidades ao servidor de chat.

Eu recomendo a instalação num servidor Linux (pessoalmente gosto das distribuições Debian/Ubuntu) e banco de dados MySQL. É necessário que o nome de host possa ser resolvido por DNS caso se deseje comunicação entre servidores ou através da Internet. Após a instalação basta efetuar o login e acessar o painel administrativo do Openfire em http://nome_do_servidor:9090/ para criar os utilizadores,grupos e instalar plugins.

Recomendo a instalação dos plugins de Gateway IM (permite comunicação MSN,ICQ,GTalk,etc),Monitoramento (Controlo de conversas) e Fastpath (para quem deseja um atendimento online via chat). Desta forma para controlar o MSN bastaria bloquear o acesso ao serviço via Firewall,deixando apenas o servidor de chat habilitado para comunicação com o MSN. O registro dos dados do MSN deverá ser feito pelo administrador de sistemas diretamente na consola de gestão do Openfire,dessa forma o funcionário não terá conhecimento dos dados de login e não poderá usar o MSN cadastrado fora da empresa. Através do plugin de monitoramente poderá monitorar as conversas (inclusive do MSN).

Spark

Spark

Como cliente para o servidor Openfire aconselho o uso do Spark (cliente criado pela mesma organização e também Open Source GPL),existe também o SparkWeb,que permite que o funcionário se conecte a partir de qualquer computador,através do navegador,sem ter nenhum programa instalado.

Boas conversas! :D

10 comments to Chat Interno e MSN –Use Openfire!

  • Great Post!…

    [...] I found your entry interesting thus I’ve added a Trackback to it on my weblog :) [...]…

    Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

  • Diógenes V. Bittencourt

    Boa tarde meu amigo,estou trabalhando com o openfire 3.7.1 e agora me surgiu e necessidade de além de eu ter os meus contatos interno da empresa,precisaria ter também alguns msn de clientes,mas como eu enxergaria o cliente msn e o cliente me enxergaria? Tu tens algum tutorial mostrando como configura isso?

    Abraço

    Diógenes V. Bittencourt

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

    • Boa tarde Diógenes,

      O Openfire tinha suporte ao MSN e outras redes externas através do plugin IM-Gateway. Entretanto esse plugin deixou de ser suportado e surgiu o plugin Kraken que fazia essa mesma função,mas também foi descontinuado e está sem suporte atualmente.

      O desenvolvedor do plugin Kraken passou para o projeto Spectrum IM (http://spectrum.im/),que faz comunicação com o Openfire via Remote roster protoXEP.

      Não testei esta implementação,mas existe um tutorial para instalação do Spectrum em http://spectrum.im/projects/spectrum/wiki/Installing_Spectrum (Em Inglês).

      Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • Geovane F. Barreto

    Ola emarques,

    Conseguiste algo com o Spectrum…
    Pois estou tentando sem sucesso por enquanto.
    Estou utilizando o Ubuntu Server 12.04

    Grato,

    Geovane

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

    • Olá Geovane,

      Não testei essa solução ainda. Vou criar uma máquina virtual com Ubuntu 12.04 e instalar o Openfire/Spectrum e depois posto os resultados.

      Abraço,
      Eduardo Marques

      Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • Geovane F. Barreto

    ok…

    Também estou testando em 2 VM´s…uma com Debiam 6 e outra com Ubuntu server 12.04.

    Se conseguir algo,te aviso…

    Fico no aguardo tbm.

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • Só para acrescentar:

    É possível utilizar a versão 3.7.1 com o plugin Kraken para ter o controle IM –o único contratempo é que se houver algum problema em sua instalação ou algo for alterado nos protocolos de comunicação IM,não vai ter suporte.

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • Junior

    Boa tarde amigos,estou testando esse programa para utilizar o chat aqui na empresa,gostaria de saber se vcs tem contatos online para eu poder tirar umas dúvidas?

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

  • Hey There. I fouhd your blog using msn. This iss a really well written article.
    I will be sure to bookmark it and come back to read
    more of your useful info. Thanks forr the post. I’ll definitely return.

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>