Calendário

Fevereiro 2010
STQQSSD
«Jan Mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Backup incremental multiplataforma

Cansando de perder os seus dados?

Não quer perder tempo efetuando o backup de seus arquivos?

“O problema dos backups é que são demorados.”

“Demora muito para fazer o backup dos meus arquivos.”

“Eu sempre esqueço de fazer backup.”

“É chato ter que lançar os backups.”

http://www.flickr.com/photos/elassowipo - CC BY 2.0

Isso parece familiar? Para muitos o backup (cópia de segurança) é um processo chato e que muitas vezes acaba esquecido. No entanto quando dá um problema,todos sabemos o quão importante é ter um backup atualizado!

O problema do tempo que demora a fazer o backup é um dos principais motivos que leva as pessoas a negligenciarem esse procedimento de segurança. Mas o que muitos desconhecem é que através de backups incrementais o tempo é drásticamente reduzido. O backup incremental efetua a cópia apenas dos arquivos modificados,não copiando de novo todos os dados,o que acelera sobremaneira o processo.

Além disso,o backup pode ser agendado facilmente tanto no windows como no linux e mac osx.

O porquê de escolher o Rsync como método de backup? Porque ele é multiplataforma,ou seja,funciona em qualquer sistema operacional. Desta forma,não interessa se o João está rodando o Windows,o José rodando o Mac OSX e a Maria trabalhando no Linux. Todos podem efetuar backup para o mesmo lugar,centralizando as informações num único ponto e simplificando o processo.

Se pensarmos em termos organizacionais,poderemos centralizar os backups de todos os servidores em um único storage! (Obviamente,aliado a outros sistemas de redundância e backup). Por exemplo,uma PME que necessite projetar um sistema simples de backup poderá utilizar um servidor de storage para backup baseado em Linux onde todos os equipamentos (independente de sistema operacional) sincronizem via rsync. Este mesmo servidor de backup poderá ter um sistema (por exemplo o bacula) que automaticamente grave os dados em fitas (tapes) de backup,que poderão ser transportadas para local seguro. Isto elimina a necessidade de múltiplas fitas de backup,cds ou outras mídias espalhadas entre os equipamentos,o que gera confusão e erros.

http://www.flickr.com/photos/swanksalot - CC BY-SA 2.0

Para o windows eu recomendo baixar o programa Open Source gratuíto (licença GPL v3) DeltaCopy. O Linux e Mac OSX já vêm com o rsync pré-instalado no sistema operacional,mas seu acesso se faz pelo terminal (linha de comandos). Para quem não gosta de “mexer no teclado”existe um GUI (Interface gráfico) Open Source gratuíto para o OSX,denominado arRsync que é muito bom. No Linux (também disponível para OSX) existe o Grsync e um projeto em desenvolvimento denominado Zynk.

Claro que existem outras soluções de backup,mas o rsync é extremamente global e qualquer administrador de sistemas saberá usá-lo.

5 comments to Backup incremental multiplataforma

  • HILDEMAR CASAES

    obrigado pela dica

    Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

  • Carlos Marques

    Em Portugal recomendo as soluções de Backup online da PT Comunicações,com redundância de “Storage”,uma vez que os ficheiros dos clientes ficam armazenados em dois Datacenters(Lisboa e Porto),que funcionam como espelho um do outro.

    Sabiam que a maioria dos utilizadores empresariais que fazem backups regularmente,os guardam nas mesmas instalações que os seus servidores? Resultado,se houver um incêndio,terramoto ou algo similar perdem tudo na mesma.

    Carcteristicas do Backup Online da PTC:

    Simplicidade:a selecção automatizada dos ficheiros,facilita o processo de escolha dos ficheiros para backup.
    A recuperação de ficheiros pode ser realizada a qualquer altura,apenas em 3 clicks e sem necessidade de intervenção de pessoal especializado;

    Fiabilidade e Redundância da Informação:a informação é guardada e replicada em dois Servidores redundantes em Datacenters da PT;

    Segurança:toda a informação é encriptada antes da transmissão e armazenamento;

    Rapidez e Eficiência:a tecnologia de compressão de dados permite backup rápidos e eficientes. Após o backup inicial,todos os outros backups são muito mais rápidos uma vez que só é realizado o backup da informação alterada (backup incremental)

    Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

    • Obrigado pelo comentário. Realmente,muitos utilizadores quando fazem as cópias de segurança as deixam no local,o que constitui uma falha de segurança grave. As cópias de segurança devem sempre ser guardadas numa localização distante do local onde estão os ativos. As empresas de porte maior já levam mais a sério esta questão,até porque a perda de informações pode levar a altos custos financeiros e até em último caso à falência.

      Desconhecia o storage online da PTC. Penso que para PMEs pode ser uma ideia interessante (dependendo dos custos).

      Like or Dislike:Thumb up 1 Thumb down 0

      • TM is cool but a much faster rrtsoee is from a clone backup created by SuperDuper!,Carbon Copy Cloner or other tools that will do this. I update my clones on a daily basis. Takes 15-20 minutes and can easily be automated.

        Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

    • I must say ever since I had to rollout a bunch of them (G4) when I did some work while studiyng at uni I thought they are very under-rated. It’s just unfortunate it feels like a big leap after being with windows machines for so long,as is the leap to a unix style environment for day-to-day duties.

      Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>