Calendário

Maio 2010
STQQSSD
«Mar Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

As 10 melhores aplicações multiplataformaAs 10 melhores aplicações multiplataforma

Jack Wallen publicou em um artigo da TechRepublic quais (na sua opinião) são as 10 melhores aplicações multiplataforma. Como eu endorso a sua opinião,vou colocar aqui uma tradução livre/versão do seu post para que o povo lusófono possa comentar.

De Windows,para Linux e para Mac e vice-versa,cada vez se torna mais díficil para as organizações de manter apenas uma plataforma. Dessa forma é necessário aplicativos que possam ser executados em qualquer plataforma.

1. Firefox

Sem dúvida o navegador web multiplataforma mais popular de todos os tempos. Nenhum outro navegador conseguiu abalar tanto o domínio do Internet Explorer como o Firefox,e na medida em que cada vez mais aplicativos e serviços estão sendo servidos online,um bom navegador multiplataforma se tornou essencial.

2. OpenOffice (BrOffice no Brasil)

Aplicativos como o OpenOffice (BrOffice) possibilitam que indivíduos ou organizações que não queiram pagar o valor de licença do Office possam trabalhar em documentos de escritório. O OpenOffice é um dos pilares das comunidades Open Source e uma das aplicações multiplataforma mais importantes. Tem revelado um aumento de popularidade em função do aumento da qualidade de seu interface gráfico e de suas funções,sendo hoje já totalmente compatível com os formatos do Office da Microsoft 97/2000/2003 e bastante compatível com os novos formatos do Office 2007. As alterações introduzidas pela Microsoft no Office 2007 com o seu famoso “ribbon”que muitos usuários avançados desgostam e o alto custo das licenças têm impulsionado o OpenOffice,que está cada vez mais presente nas empresas,instituições governamentais e sem fins lucrativos. Também a nível particular se nota um incremento grande.

3. TeamViewer

Uma ferramenta importante para quem presta suporte ou assistência remota,e que sabe a importância de uma aplicação que possibilite o acesso a uma máquina cliente. Existem vários serviços multiplataforma deste tipo disponíveis (outro bem conhecido é o Log Me In),mas a maioria utiliza o navegador como ferramenta. O TeamViewer possui aplicativos cliente para Windows,Linux,Mac e iPhone,pelo que raramente você encontrará um cliente que não possa suportar através de assistência remota.

4. Adobe Reader

Existem vários leitores PDF no mercado,mas por ser líder de mercado e dispor de uma qualidade realmente boa,além de possuir leitores para virtualmente qualquer plataforma este é o vencedor.

5. Google Chrome

Um navegador que deu (e continua a dar) muito que falar. O Chrome é considerado o navegador mais rápido atual,e fez rever vários conceitos no mundo dos browsers. É estável,multiplataforma e extremamente rápido.

6. Thunderbird

Se você procura um cliente de e-mail multiplataforma,altamente customizável através de temas e plugins,este é o cliente para si! O Thunderbird é concerteza o cliente com melhor interface,robustez e desempenho em múltiplas plataformas. E sem esquecer que é “primo”do Firefox!

7. Apache

O Apache é o servidor Web mais utilizado do mundo! Isso por si só já é algo extraordinário,mas além disso o Apache é multiplataforma e funciona em Linux,Windows e Mac,o que o torna o vencedor entre os servidores web. A cereja no topo do bolo:É grátis! Free! Como alguém ou algum outro aplicativo de servidor web pode competir com isso?

8. MySQL WorkBench

Embora seja uma ferramenta recente,você não encontrará uma ferramenta melhor para administração de bases de dados,para qualquer plataforma. Com esta ferramenta poderá executar mágica no SQL em qualquer sistema operacional. O único senão é que em algumas plataformas terá que usar a versão de desenvolvimento,mas de acordo com Wallen a versão de desenvolvimento é tão estável quanto uma versão estável de outras ferramentas de administração de BD disponíveis.

9. VMware

Apesar de existirem outras ferramentas de virtualização (como o VirtualBox) o VMware pode ser utilizado para qualquer tipo de uso em múltiplas plataformas,desde a virtualização de uma estação de trabalho a nível pessoal até à implantação massiva de virtualização a nível empresarial. Possui também integração com os ambiente operacionais,tornando as janelas das máquinas virtuais parte das do sistema operacional anfitrião,através do sistema Unity. Apesar de proprietário,vale a pena pagar pela qualidade extra.

10. VLC

Será certamente díficil encontrar um leitor multimédia mais versátil,multiplataforma  e que lê tantos tipos diferentes de formato de audio e video.  O VLC está disponível para Linux,Mac,Windows,*BSD,Unix,Solaris e mais.. Pode reproduzir virtualmente qualquer coisa,mesmo através da rede. É um aplicativo leve,Open Source e gratuíto,o que mais você pode querer?

Sua vez!

Deixe seu comentário sobre quais suas aplicações multiplataforma favoritas!

2 comments to As 10 melhores aplicações multiplataforma

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>