Calendário

Setembro 2010
STQQSSD
«Jul Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Os sistemas de informação,a internet e a mídiaOs sistemas de informação,a internet e a mídia

A influência dos sistemas de informação e da Internet nos meios de comunicação.

Parece incrível,mas não há muito tempo atrás,quando se buscava por notícias de última hora sobre determinado asssunto,ligava-se a TV no noticiário,comprava-se jornal ou ouvíamos a rádio. Hoje não é mais assim.

Se formos reparar cada vez mais os meios online estão na vanguarda e são os primeiros a noticiar as informações. Por exemplo,ontem ocorreu um incêndio grande com explosões num supermercado da cidade onde resido. Liguei o rádio e a TV em busca de informações sobre a ocorrência –sem sucesso. Quando me lembrei de abrir o navegador:Surpresa! Já existiam pelo menos dois videos no Youtube,inúmeras fotos (algumas profissionais e outras através de celular) e vários sites especializados em informações já estavam divulgando em detalhe os acontecimentos,ao ponto de saber já que não havia feridos,número de viaturas de bombeiros envolvidos,data exata do começo do incidente e vários outros números e pormenores para informação à população.

Assistimos cada vez mais o uso de videos disponibilizados na Internet (normalmente via Youtube) e artigos de blogs sendo citados nos noticiários nacionais –e recentemente foi vinculado um artigo pela TNW (The Next Web) informando que a Associated Press (uma das maiores e mais antigas agências noticiosas mundo –sendo as suas notícias usadas em 1.700 jornais,e mais de 5.000 estações de rádio e televisão) anunciou publicamente que iria creditar os bloggers como fonte de notícias –o que é mais um importante passo no reconhecimento do trabalho efetuado por milhões de bloggers no mundo inteiro,e da crescente importância dos blogs e dos sistemas de informação online nos meios de comunicação social.

Newspaper by Francesco Marino

Imagem:Francesco Marino / FreeDigitalPhotos.net

No Informa World (site de publicações especializadas para os meios acadêmicos,científicos,profissionais e comerciais para os meios de comunicação) foi publicado um artigo (The Source Cycle) pelos autores Marcus Messner e Marcia Watson Distaso em que foram analisados os jornais “The New York Times”e “The Washington Post”em um período de 6 anos e nos quais os weblogs eram cítados de forma cada vez maior como fontes credíveis de informação. Nesse artigo os autores estabelecem o cíclo das fontes de informação,no qual os mídia atuam como fonte uns dos outros,sendo possível um blog usar como fonte um jornal ou o inverso:o jornal usando o blog como fonte de informação.

Será que isso significa o fim dos meios ditos “comuns”? Não,de forma alguma!

A transformação que está ocorrendo,vai especializar mais ainda esses meios (rádio,televisão e jornais). A informação mais rápida pode vir do meio digital,mas os rádios,TVs e jornais irão nos dar os factos comprovados,a imagem e videos de melhor qualidade,as entrevistas com os envolvidos e as simulações e recriações computadorizadas dos eventos.

No entanto é bom que os meios tradicionais despertem para estas novas formas de noticiar,e até investir nelas. Existem já cadeias de televisão que têm programas especiais do tipo “eu reporter”,em que vinculam notícias enviadas pelos próprios telespectadores –o que eu pessoalmente acho fantástico,até porque existem locais em que o acesso a jornalistas é dificultado (por exemplo o Islão).

Em suma,o uso de toda esta tecnologia e dos “novos mídias”vem nos beneficiar a todos,tanto aos jornalistas e repórteres,quanto aos que buscam as informações.

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>