Calendário

Novembro 2010
STQQSSD
«Out Dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Hacker,o que é?Hacker,o que é?

TI Especialistas

Artigo publicado no TI Especialistas

http://www.tiespecialistas.com.br/2010/11/hacker-o-que-e/

Você sabe realmente o que é um hacker? Qual a definição correta para esta pessoa? Será que o hacker tem uma índole boa e tenta apenas a correção dos sistemas informáticos ou é um cibercriminoso altamente qualificado? O que é um Black Hat,White Hat e Grey Hat?

Vejamos as definições dos dicionários:

Dícionário Priberam da Lingua Portuguesa:

Indivíduo que acede ilegalmente a sistemas computacionais. = pirata informático”

Dicionário do Aurélio:

“Programador com gênio para dominar e alterar programas e equipamentos de computação e teleprocessamento,e capaz de invadir à distância outros computadores,utilizando ilegalmente os recursos do modem.”

Dicionário Michaelis:

“Pessoa viciada em computadores,com conhecimentos de informática,que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema,ou contra elas.”

Pelo que vemos não existe um consenso nos dicionários,vamos ver o que diz a Wikipedia:

“Originalmente,e para certos programadores,hackers são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores,seja desenvolvendo funcionalidades novas,seja adaptando as antigas. (…) A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.”

E se pesquisarmos a Wikipedia em inglês? Uma das definições é:(Traduzido do inglês)

“Pessoas comprometidas com a violação de segurança informática. Concerne principalmente ao acesso não-autorizado a computadores remotos através de entrada forçada,utilizando redes informáticas tais como a Internet (Black Hats),mas também incluem aqueles que efetuam depuração ou correção de problemas de segurança (White Hats),ou moralmente ambiguos (Gray Hats).”

Black Hat (“chapéu preto”),seria então o equivalente ao “Cracker” na definição anterior,ou seja,o “lado negro da força”,ou melhor o hacker que invade criminosamente;White Hat (“chapéu branco”),seria o hacker “ético”,o hacker que invade sistemas tendo em conta somente o aprendizado e o melhoramento da segurança;e Grey Hat (“chapéu cinza”),seria algo no meio,entre estes dois tipos de hacker.

O problema é que “Cracker” normalmente é associado a um tipo bem específico de pessoas,aquelas que se envolvem em quebrar o código de proteção de jogos e aplicativos de computador,logo fica meio controverso usá-lo para alguém que tenta ganhar acesso remoto a um computador.

Para a mídia,e para o público em geral,um hacker é alguém que invade um sistema ilícitamente. Um “Especialista em Segurança” seria o profissional que realiza testes,auditorias e invasões de sistema,devidamente autorizado pelo detentor desses sistemas e com o intuíto de efetuar melhoramentos,verificar vulnerabilidades e/ou adequação a normas.

Aliás,porque alguém gostaria de ser chamado de Hacker ao invés de Especialista em Segurança,se aos olhos do público a palavra “hacker” tem conotação negativa?

A pergunta fica no ar.

O sentido inicial da palavra Hacker parece estar perdido no tempo (ou ficando perdido) e cada vez mais assistimos ao seu uso indiscriminado pelos mídia para definir qualquer tipo de crime na área de computação,sendo que até mesmo no meio informático seu significado original é dúbio.

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>