Calendário

Março 2011
STQQSSD
«Fev Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

O cara da informática:Procedimentos operacionaisO cara da informática:Procedimentos operacionais

TI Especialistas

Artigo publicado no TI Especialistas

http://www.tiespecialistas.com.br/2011/01/o-cara-da-informatica-procedimentos-operacionais/

Talvez você até nem goste de música POP,mas com certeza vai gostar do POP que lhe vou apresentar:POP – Procedimentos Operacionais Padrão.

Quando você trabalha sozinho,as tarefas sempre são executadas da melhor maneira possível – à sua maneira. Mas quando chega a hora de começar de fato a estruturar um departamento de informática e contratar pessoal porque não dá mais para “tocar o show” com um homem só,a coisa complica.

Você manda formatar e configurar a máquina e faltam metade dos programas,você pede para executar a rotina de backup e toda a hora te ficam perguntando como fazer,se a forma de fazer algo mudou,sempre há alguém que não sabe e faz do jeito anterior.

Para resolver estes problemas,o ideal é você padronizar e documentar a forma de efetuar essas tarefas. Você deverá elaborar e envolver os colaboradores na elaboração dos Manuais de Procedimentos Operacionais Padrão (ou MPO,MP,MPOP,POP). Os manuais de procedimentos devem ser elaborados para todas as tarefas existentes,como por exemplo:adicionar usuário no AD,bloquear logins de usuário de todos os aplicativos,rotinas de backup,rotinas diárias e mensais,geração de relatórios padrão,rotinas de instalação de aplicativos,configuração de estações de trabalho,criação de regras no firewall e proxy,e tudo o mais que você ache necessário.

Através dos Manuais de Procedimentos Operacionais Padrão,o trabalho de treinamento se torna bem mais fácil,uma vez que novos funcionários podem utilizar o manual como um guia e seguir as instruções descritas. É útil também para auxiliar a memória quando você tem que executar aquela tarefa que é feita uma vez por ano (e que você já não lembra direito como fazer) e para tirar dúvidas no meio de algum processo. Mas não se esqueça,os MPO devem estar sempre atualizados! Se alguma tarefa foi alterada,o respectivo manual tem que ser alterado de imediato.

Veja também os artigos anteriores sobre o “cara da informática”:

Artigos anteriores:

O cara da informática:o começo

O cara da informática:aprovando projetos

O cara da informática:contornando custos

O cara da informática:mensurar o helpdesk

1 comment to O cara da informática:Procedimentos operacionais

  • orinaldo

    olá boa tarde,eu trabalho com suporte ao usuário numa instituição publica,e não temos POP,gostaríamos de fazer um,existe a possibilidade de nos auxiliar na confecção de um? com artigos ou dicas e ou links. grato. valeu

    Like or Dislike:Thumb up 0 Thumb down 0

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>