Calendário

Julho 2011
STQQSSD
«Mar Ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

O fim do IPv4

TI Especialistas

 

Artigo publicado no TI Especialistas

É isso mesmo meus amigos,o IPv4 acabou. Os últimos lotes de endereços IPv4 foram distribuidos em Fevereiro pela IANA. E agora? O que significa isso?

Quando os endereços IPv4 foram criados no anos 80 pensou-se que 4,2 bilhões de endereços seriam suficientes para todas as necessidades computacionais,no entanto com a entrada de cada vez mais dispositivos e aplicações na rede mundial esse valor se esgotou rapidamente.

O fim do IPv4 já vinha sendo anunciado há algum tempo (a estimativa era Julho 2011) ,assim como sua substituição pelo IPv6.

Mas o que isso quer dizer? Vão existir duas Internets daqui para a frente? A IPv4 e a IPv6?

Não. A Internet é apenas uma. O que irá exitir são duas tecnologias co-existindo em simultâneo. Entretanto as organizações (principalmente governos e ISPs) irão começar aos poucos a migrar para a tecnologia IPv6 até que irá chegar a um ponto (futuramente) que toda a Internet estará operando sob IPv6 e poderemos declarar então o IPv4 como oficialmente “extinto” da Internet.

Mas o que iremos assistir brevemente será a implementação de roteamentos para comunicação entre IPv4 e IPv6,ou seja,muitas organizações irão necessitar de roteamentos e tunéis para efetuar a comunicação entre estes dois protocolos e também tecnologias de transição do IPv4 para o IPv6.

Uma organização pode por exemplo ter duas redes operando já com IPv6 e efetuar VPN através da Internet com IPv4.

O desafio será dotar os profissionais de TI que ainda têm pouco conhecimento nesta área do treinamento necessário,pois muita coisa mudou. O IPv6 é composto por notação hexadecimal em vez da notação decimal do IPv4,possui 128bits versus 32bits no IPv4 e não requer DHCP ou configuração manual para obtenção do endereço. Isso para dar apenas alguns exemplos de diferenças entre uma versão e outra.

 

Com certeza esta será uma área de forte tendência de crescimento a curto e médio prazo.

 

E você já se preparou para o IPv6?

 

Para mais informações consulte:

Diferenças entre o IPv4 e o IPv6

Comitê Gestor da Internet no Brasil sobre o IPv6.

Task Force IPv6 Portuguesa

IPv6 na RCTS

Sítio Internet sobre o IPv6 do LACNIC

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>