Calendário

Setembro 2012
STQQSSD
«Ago Nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Enquetes

O que precisa melhorar neste blog?

Ver os resultados

Loading ... Loading ...

Cloud Computing e Serviços Gerenciados

A crise americana e recentemente a crise europeia trouxeram tendência negativas também nas áreas de tecnologia,mas contrariando outras áreas econômicas,os serviços gerenciados continuam com crescimento positivo.

 Uma grande tendência nos Managed Services é a Computação em Nuvem,que tem demonstrando forte crescimento. Segundo o blog do The Wall Street Journal a perspectiva é de um crescimento de 41 bilhões de dólares em 2011 para 241 bilhões de dólares até 2020,sendo que a Gartner projeta que esse mercado vai gerar 148 bilhões de dólares até 2014.

 De olho neste mercado bilionário,as grandes companhias que ainda não tem a Computação em Nuvem consolidada,estão correndo atrás. A SAP avançou recentemente com a aquisição da SuccessFactors em uma operação de 3,4 bilhões de dólares,para que possa acompanhar as rivais neste setor. A Oracle,por sua vez,adquiriu o controle da RightNow Technologies em Outubro,para aumentar a oferta de serviços ao consumidor através de sofwares instalados na Nuvem.

 A própria crise econômica pode,por um lado,ter influenciado algumas escolhas por Serviços Gerenciados,nomeadamente Cloud Computing,visto que se torna atraente pelo seu menor custo de propriedade e pela escalabilidade,ou seja,adaptação à demanda. Não é mais necessário ter servidores sobredimensionados,e na hora que necessitar maior demanda computacional,a solução de Cloud pode ser escalada para atender essas necessidades.

 Entretanto espera-se um crescimento desta tecnologia em torno de 4% em Portugal para 2013 –o que é ótimo,tendo em conta a conjuntura econômica –e de cerca de 19% no Brasil,para 2014.

 Se sua empresa não usa ainda Cloud Computing,é bem provável que vá usar nos próximos anos. Além disso,o aumento da concorrência pode vir a reduzir ainda mais os preços.

*** Artigo publicado no TI Especialistas ***

Deixar uma Resposta

  

  

  


*

You can use these HTML tags

<a href=""title=""><abbr title=""><acronym title=""><b><blockquote cite=""><cite><code><del datetime=""><em><i><q cite=""><strike><strong>